O crescimento de uma empresa SaaS e os maiores desafios de um gerente de produtos
A empresa atinge um novo patamar e junto com ela chegam alguns desafios na gestão de produtos.
Em junho deste ano, quando foi realizada a 6a. edição do Assinaturas Day, a sensação de que a Vindi atingia um novo patamar estava no ar, não só pela proporção que o evento apresentou, mas pela vontade estampada nos olhos dos participantes em buscar soluções inteligentes e avançadas para evoluir seus negócios e de seus clientes.
O crescimento de uma empresa SaaS e os desafios de um gerente de produtos estão diretamente ligados. Por isso decidi escrever esse texto.
Ao concretizar que realmente um novo estágio iniciava, alguns desafios na gestão de produtos acompanhavam este crescimento, reforçando a necessidade de se repensar no direcionamento de produtos e o que levará a empresa a este próximo patamar.
É chegada a hora, então, de desbravar mercados estratégicos, conquistar clientes com processos robustos e antecipar as tendências de tecnologia com inovação em produtos! Sem contar os desafios internos de engajamento dos colaboradores no roadmap e na entrega de valor, comunicação efetiva do planejamento e das melhorias no produto, além do foco no objetivo estratégico alinhado à visão da empresa e à rotina operacional.
O mercado Enterprise
Após ajudar os principais negócios de consumo na gestão de assinaturas e na cobrança recorrente, surge a vontade de transformar o segmento empresarial. É claro que a intenção de desbravar este mercado é séria e estratégica, mas ainda estamos nos estágios iniciais dessa jornada. Principalmente, pelo desafio de conhecer a particularidade do ecossistema das empresas de grande porte, que em geral possuem diversos sistemas integrados, unidades de negócio segmentadas e uma necessidade da análise centralizada de suas métricas. Por isso, os pontos-chaves aqui seriam o mapeamento das dores nos processos, relacionamento especializado, integração com as principais plataformas do mercado.
Como conquistar clientes enterprise?
Um dos maiores desafios na busca por clientes deste segmento é a confiança: como nas grandes empresas há diversas pessoas envolvidas na gestão de soluções e ferramentas de terceiros, é preciso muita dedicação e contato para provar que o produto é aderente ao processo e à eficiência interna, e para isso esforços devem ser extremamente direcionados para encantar e conquistar desde o usuário final até o decisor.
Estruturando os esforços de inovação em produtos
Até soa meio clichê dizer que inovação é a chave para manter o crescimento da empresa, mas na verdade, sempre foi assim. Pelo cenário atual que a Apple se encontra (artigo em inglês), a falta de “algo genuinamente novo e emocionante” está impactando no crescimento.
Daniel Burrus, autor do livro Flash Foresight (“O futuro como um bom negócio” — na versão em português), compartilhou que: “A única maneira que você pode avançar na curva é resolver hoje os problemas de amanhã”.
Como gerente de produto é importante planejar soluções que ultrapassem os problemas de hoje e nos preparem para o futuro. Para isso há três esforços importantes que podem ajudar a preparar a mente para criar inovações significativas:
Acompanhe as tendências atuais e, também, o que vem sendo considerado nos últimos anos, para validar se o produto e o roadmap estão bem alinhados.
Organize um grupo de inovação e reserve alguns momentos recorrentes para se juntar com as pessoas e fazer um brainstorm sobre como o produto poderia ser melhor. E lembre-se que todas as ideias contam!
Disponibilize tempo para inovar e suporte as iniciativas que surgirem, para engajar os esforços e mostrar que existe uma abordagem voltada para o futuro, além de resolver apenas os problemas de hoje.
Saber que estes desafios acompanham o momento do crescimento é importante, para manter vivo o exercício de reconhecer em qual fase a empresa está. O ponto é que, geralmente, a atuação em novos mercados e a conquista de clientes maiores não sustentam o crescimento da empresa por muito tempo, uma vez que se torna escasso ao longo de sua aquisição. E é aí que a inovação tem grande peso, e possivelmente manterá o crescimento contínuo da empresa.
O que se pode levar disso tudo é que um gerente de produtos deve manter um olho na visão da empresa, prestar atenção nas tendências e suportar os investimentos significativos do futuro. E com muito esforço e alguma sorte, é possível continuar elevando o potencial dos produtos!