SDR Playbook — Outbound Call Plan
O Sales Development Representative (SDR) funciona como um abre-alas para o time de Inside Sales.
O SDR é um cara que está sendo muito procurado por empresas tech e de consultoria. Ele gera (ou qualifica) pipeline e dá o primeiro passo para a venda consultiva.
Com uma boa pesquisa e um gameplan bem montado, o SDR agiliza muito a vida dos reps e aumenta o volume de oportunidades que o seu vendedor pode explorar.
A Inside Sales Benchmark Brasil 2017 feita pela Meetime mostra que as empresas adotam SDR's está crescendo, mas ainda não é o ideal.
Então, vem aquela história: várias empresas estão começando a adotar times de pré-venda e outras dão os primeiros passos mais concretos. Será que elas estão mandando bem?
Pensando nisso, tive uma ideia: um SDR playbook para um call outbound.
Juntei todas as partes de uma ligação inicial (que tem como objetivo marcar um call com o rep de IS) para seus SDR's mandarem muito bem no primeiro contato com leads.
Vamos lá?
Call Plan — Outbound
PS 1: Antes de começarmos, vale um comentário: esse processo não é exatamente linear. Essa é um conversa inteira, mas o papo pode ir e voltar entre conversação e qualificação, até o fechamento.
PS 2: Juntamos todas as partes de uma ligação aqui. Temos uma sessão de treinamento separada por cada segmento abaixo (e casos IF this THEN that para quando a pessoa declina a reunião, ignora a ligação além de treinamento de “closing-doors” para objeções comuns).
Atenção: Um treinamento para um call outbound não deve ser apresentado para o time de uma vez só e o ideal é trabalhar etapa a etapa.
Introdução
O objetivo da introdução é engajar a lead em uma conversa com perguntas abertas.
Vendedor: “Olá, [nome do Prospect], sou [teu nome] da Rock Content. Percebi que te peguei de surpresa, mas será que você pode me ajudar?
Prospect: “Estou ocupado”. > agende a reunião de follow-up (e veja o treinamento de brush-off ).
Prospect: “Não”. > continue embaixo.
Vendedor: “Ótimo. Vi que você é [cargo] e [business insight], então pensei que você poderia bater um papo comigo sobre o [objetivo] da [empresa].
Prospect: “O que é a [empresa]?
Nota: Prepare uma explicação rápida do que você faz e a insira aqui. ESSA PERGUNTA NÃO É UM CONVITE PARA FAZER UM PITCH. Seja conciso e claro. Você ainda não sabe qual o interesse dele, então não fale demais nem vomite informação!
Exemplo: A Rock Content é uma empresa especializada em ajudar empresas do seu segmento a conquistar mais visibilidade orgânica nos buscadores, tráfego e leads.
Prospect: “Qual a sua diferença com o que já temos?”
Vendedor: [pitch curto sobre o diferencial]
- [diferencial 1]
- [diferencial 2]
Exemplos:
Ajudamos na definição da estratégia 360o;
Um grande desafio das empresas é escalar a criação de conteúdo. Nós ajudamos você a encontrar profissionais criativos na sua indústria e nunca mais ter o desafio da constância de marketing de conteúdo;
Você acha que isso faria sentido para a [empresa]?
Prospect: “O X é”.
Nota: Se os Prospects se abrirem e quiserem saber mais antes do final desta seção, pule para a Conversação com o Prospect.
Conversação com o Prospect
Aqui, você precisa entender o ambiente do prospect e seus objetivos primários e secundários.
Por que/Que/Como (repetido para cada objetivo)
Vendedor: “Por que esse é um objetivo para vocês?”
Vendedor: “No que vocês estão trabalhando para alcançar esse objetivo?”
Vendedor: “Que tecnologia vocês estão usando para dar suporte para esse objetivo?”
Qualificar
Agora é a hora de entender se a solução que a sua empresa oferece realmente pode ajudar o prospect a resolver um problema.
Dependendo do mercado, produto e critérios específicos de qualificação, faça as perguntas necessárias para determinar se o Prospect está qualificado. Caso ele esteja, vá para o próximo passo. Aqui entra o ICP (Ideal Customer Profile) da empresa.
Exemplo: Profissionais de marketing de empresas de mais de 25 funcionários que já possuem alguma presença digital e buscam ampliá-la. Perguntas:
Visitas;
Leads;
O que usa de automação de marketing;
Possui blog?
Aumentar a visibilidade online é uma prioridade agora?
Fechar
Objetivo: reunião marcada!
Vendedor: “Vale a pena para [empresa] continuarmos este papo? Acredito que podemos trazer bons insights sobre como ajudar a [empresa] a alcançar o [objetivo].
Vamos coordenar uma conversa breve com um dos nossos consultores para decidir se faz sentido continuar esta conversa?”
Prospect: “Tudo bem.”
Vendedor: “Ótimo. Você consegue abrir sua agenda aí?
Prospect: “Tenho”.
Vendedor: “O dia X às X horas é bom para você?” Se não, pode me sugerir 2 ou 3 horários que funcionariam para você”
Prospect: “É”.
Vendedor: “Perfeito. Enviei um convite para você, confirma aí se você recebeu por favor? Neste papo vou lhe apresentar o [Gerente de conta] que vai conduzir a reunião. Tem mais alguém no seu time que você acha que deveria ser envolvido neste papo? Quem?"
Prospect: “Tem o João, do blog, que também adoraria participar”.
Vendedor: “Ótimo. Quer que envie o convite para ele também? Qual o email dele?
Fique à vontade para convidar quem mais você considerar que poderia ter interesse em participar."
Vendedor: “Você receberá em breve a ligação do [Gerente de conta] e um email antes da reunião. Vou passar para ele todas minhas anotações de hoje para que ele entenda um pouco mais do contexto também! Falamos dia X às X horas! Até breve."
Esse playbook é um guia introdutório à um call de SDR.
Minha sugestão é que você pegue este template e transforme-o em uma versão própria, customizada para o que as suas calls precisam!
Eu adoraria saber mais sobre como são as suas calls de outbound! Me conte nos comentários. ;)
PS: tenho alguns textos sobre Inside Sales e vendas bem legais que podem complementar esse aqui:
[embed]https://upscri.be/36ea83/[/embed]
Se você curtiu este artigo, ajude a espalhá-lo com vários ! Acompanhe o conteúdo que compartilhamos por aqui seguindo a publicação e assinando a newsletter do SaaSholic. Quer contribuir com conteúdos sobre SaaS? Let’s do it! ;)